Vendas Cruzadas

Depois do grande sucesso da primeira edição do Curso de Vendas Cruzadas, apresentamos-lhe agora a 2ª edição do mesmo curso.

Para reservar a sua vaga, faça a sua inscrição.

 

Inscrições

OF

 

 

Inscreva-se aqui

 

Este curso tem um custo de 295,00€.

O Curso de Vendas Cruzadas decorre exclusivamente na Plataforma eLearning BataBranca e tem as inscrições limitadas.

Este curso foi creditado pela Ordem dos Farmacêuticos, tendo-lhe sido atribuídos 4 CDP.

 

Mais informações sobre este curso

 

Enquadramento Geral

 

Numa farmácia típica, o receituário tem um peso económico muitíssimo relevante. No entanto, devido à instabilidade das receitas provenientes desta fonte, como exposto pelas recentes alterações à lei e pelo constante flutuar nas comparticipações, torna-se necessário, se não imprescindível, que as farmácias diversifiquem as suas fontes de rendimento, adaptando-se a uma nova realidade. É neste contexto que uma estratégia bem montada de vendas cruzadas se poderá tornar um factor diferenciador sendo uma importante parte do futuro da empresa.

As vendas cruzadas têm sempre o objectivo de fornecer soluções mais completas às solicitações dos clientes. Sendo inegável o seu valor para a farmácia como empresa, o foco deverá colocar-se sempre na satisfação das necessidades do cliente, aumentando a sua qualidade de vida, o seu bem-estar e/ou o seu conforto.

No entanto, muitos são os exemplos de estratégias que têm o efeito inverso, sendo uma fonte de imagem negativa para a farmácia e prejudicando o seu resultado financeiro. Para evitar que tal aconteça, é necessário criar uma estratégia abrangente mas individualizada, em que o pessoal da farmácia se integre e se reveja.

O operador tem um papel central neste processo, tendo sempre uma dupla tarefa de, em primeiro lugar, entender as necessidades atuais do cliente através de todos os elementos de que dispõe – sejam eles o receituário, o conhecimento pessoal do cliente e da sua situação socioeconómica ou o desenrolar do próprio atendimento – e, depois, de interpretar os dados sugerindo uma solução complementar ou prevendo uma necessidade futura.

Assim, é de vital importância que este pessoal tenha a formação específica para poder, em cada caso, decidir qual a melhor solução para o cliente e que a própria farmácia esteja moldada de forma a facilitar as vendas. As Técnicas de Merchandising são em ambos os casos de vital importância para o sucesso, quer sejam elas activas ou passivas, direccionadas para o atendimento ou para o espaço físico da farmácia, para a relação farmacêutico-cliente ou farmácia-cliente.

Não existe, naturalmente, uma receita única para o sucesso deste processo tal como não terá nenhuma farmácia a solução perfeita para todas as solicitações. Mas existem métodos e princípios gerais que, quando bem aplicados, salvaguardam o utente da farmácia e contribuem, de uma forma mais ou menos directa para melhorar a produtividade da empresa. É nestes princípios gerais e fundamentais que esta formação incide, pretendendo ser uma ferramenta de trabalho na implementação de um sistema integrado de vendas cruzadas que traga benefícios a todos quantos dela dependem.

  

Plano Curricular

 

MÓDULO 1: Técnicas de Comunicação e vendas

1. Tempos de mudança

2. Capacitar a equipe para as vendas

2.1 Ética e Gestão de Conflitos no atendimento

2.2 Requisitos para um bom vendedor

3. Foco no Cliente

3.1 Conhecimento da carteira de clientes

3.2 Perfil do cliente segundo as suas Necessidades

3.3 Perfil do cliente segundo o Comportamento

3.4 Fidelização do Cliente

3.5 A importância de evitar ruptura de stock

4. Marketing e Merchandising Farmacêutico

4.1 Definições de Marketing

4.2 Definição de Merchandising

4.3 Vantagens do Merchandising Farmacêutico

5. Promoções

 

MÓDULO 2: Vendas Cruzadas

1. Técnicas de Merchandising

1.1 Onde e como aplicar as técnicas de merchandising

1.2 Como proporcionar uma exposição adequada e eficaz na farmácia

1.3 Regras básicas para uma boa organização e exposição nas gôndolas

1.4 Técnicas de exposição na gôndola

1.5 Procedimentos para a arrumação e exposição

2. Estratégia de Vendas Cruzadas.

2.1 Definições e conceitos

2.2 Organização da farmácia por Sectores

2.3 Vantagens das Vendas Cruzadas

2.4 Barreiras às Vendas Cruzadas

3. Vendas por Impulso

 

MÓDULO A: Vendas Cruzadas aplicadas ao tema – Mamã e bebé

1. A Gravidez

2. KITS no Pré e Pós parto

3. Oportunidade de vendas cruzadas nos cuidados pré-parto

4. Oportunidade de vendas cruzadas nos cuidados pós-parto

5. Oportunidade de vendas cruzadas nos cuidados com o recém-nascido

 

MÓDULO B: Vendas Cruzadas aplicadas ao tema - O cliente Idoso

1. Alterações decorrentes do envelhecimento

2. Oportunidades de vendas cruzadas

 

 Consulte aqui o regulamento desta formação.

 

 

Informação

Créditos O.F. 4 CDP
P.V.P.: 295,00 €

Feedback

"Gostei muito do curso, e aprendi muita informação que já me foi útil e me vai ser útil no futuro."
I.S.

"Tenciono fazer, pelo menos mais um curso ao longo deste ano, mas agora só lá para Setembro-Outubro, por isso, certamente voltarei a contactá-los."
S.A.

"Resta-me dizer que gostei imenso do curso e que vou tentar adaptar os conhecimentos adquiridos à minha realidade profissional atual! Obrigada!"
Carla

"Muito obrigado, gostei muito do curso, demorei um pouco a terminar pois o tempo disponível não é muito. Mas acho que ajuda muito no nosso trabalho." 
A.L.M.G.

"Obrigada. Gostei muito de fazer este curso. [...] Caso realizem outros cursos gostaria que me avisassem."
I.R.

"Boa Noite! Desde já quero agradecer lhe todo o seu apoio, fiquei surpreendida com a capacidade de resposta, tão rápida, profissional e simpatica! [...] Mais uma vez muito obrigada e parabéns a toda a equipa! Fiquei muito satisfeita com a vossa formação!"
M.T.G.M.

"Os conhecimentos adquiridos têm-me ajudado a aperfeiçoar a minha forma de atendimento estando sem dúvida mais à vontade para a realização de vendas cruzadas. Alguns assuntos mencionados na formação já faziam parte da minha actividade laboral, no entanto é sempre uma mais valia para alicerçar e melhorar conhecimentos anteriormente adquiridos. Outros que fui adquirindo ao longo da formação e que me permitem ter uma melhor performance a nivel profissional."
M.M.

"Permitiu perceber a importância de conciliar um conjunto de métodos e atitudes que permitem aumentar nao só as vendas, como a satisfação do utente."

"Tornei-me mais atento ao espaço e organização da farmácia bem como a abordagem ao utente."

"Alterei a disposição dos produtos na farmácia."

"O curso abriu-me novas oportunidades e deu-me bastantes ideias para novas vendas cruzadas.
Ajudou-me bastante na parte da arrumação dos produtos, quais as melhores zonas de exposição, etc."

"Alterei a disposição de alguns produtos na farmácia onde trabalho. Fiquei mais desperta e atenta a possíveis janelas de oportunidade para potenciar as minhas vendas."

"Ajudou-me na maneira como dispor os produtos e o que não se deve fazer na arrumação dos produtos, a postura que se deve ter no atendimento e o quão é importante criar necessidades no cliente e não impingir produtos."

"Tornou-me mais atenta a pequenos detalhes."

[O curso alterou] "o facto de me por mais à vontade para realizar vendas cruzadas sem me sentir demasiado comercial."